A Direção da APU possibilita aos seus associados a candidatura a 2 tipos de Apoios Financeiros:
Apoio a estágios efetuados no estrangeiro e apoio à apresentação de trabalhos em congressos internacionais
1. ESTÁGIOS NO ESTRANGEIRO
Os estágios fora de Portugal devem ser efetuados em instituições idóneas e de comprovada credibilidade científica. Será concedida prioridade aos projetos de estágio a serem realizados em áreas especialmente deficitárias nas instituições nacionais.
Em cada ano haverá duas épocas de candidaturas:
- 1ª época: até 31 de março
- 2ª época: até 30 de setembro
Os Associados só podem solicitar 2 pedidos de estágios ao longo dos 6 anos do Internato.
Valores máximos que podem ser concedidos:
- Estágio de 1 mês: 1.000€
- Estágio de 2 meses: 1.800€
- Estágio de 3 meses: 2.600€
Os apoios financeiros não contemplam despesas de alimentação.
O pagamento será efetivado em data posterior a realização do estágio, estando condicionado à regularização das quotas anuais de Associado.
Os candidatos devem enviar por e-mail ao secretariado da APU apu@apurologia.pt os seguintes documentos:
- Carta de solicitação de apoio dirigida ao Conselho Diretivo da APU
- Formulário de Solicitação de Apoio Financeiro da APU devidamente preenchido (disponível para download através do site APU)
- Carta do Diretor de Serviço confirmando a dispensa do candidato e utilidade do estágio
- Declaração de aceitação do estagiário na instituição estrangeira
- Resumo curricular
O Conselho Diretivo analisará as candidaturas e atribuirá os apoios aos pedidos que considere merecedores.
O montante a ser concedido será deliberado pelo Conselho Diretivo da APU, de acordo com o limite orçamental estabelecido por época. No caso da somatória dos valores dos pedidos ultrapassar o limite estabelecido será dada prioridade aos Internos e aos Associados que nunca solicitaram apoio financeiro.
Os resultados serão comunicados aos candidatos até um prazo máximo de 30 dias após o encerramento das candidaturas.
Não serão consideradas as candidaturas recebidas após a realização do estágio.
Uma vez aprovado, o apoio financeiro será efetivado após a realização do estágio e mediante a entrega dos seguintes documentos, no prazo máximo de 3 meses após a conclusão do estágio:
- Declaração emitida pela instituição comprovativa da realização do estágio
- Recibos (em nome do requerente) de pagamentos da deslocação e do alojamento
- Relatório do estágio (máx. 2 páginas) para publicação no jornal “Urologia Actual”
2. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO ESTRANGEIRO
Em cada ano haverá duas épocas de candidaturas:
- 1ª época: até 31 de março
- 2ª época: até 30 de setembro
O apoio financeiro somente será concedido para a apresentação de trabalhos em eventos de sociedades científicas idóneas e contempla o reembolso das seguintes despesas:
- inscrição no congresso
- deslocação
- alojamento
O reembolso da despesa de deslocação somado ao de alojamento não poderá ultrapassar os 500€.
O reembolso do pagamento da inscrição será feito na sua totalidade.
O montante a ser concedido será deliberado pelo Conselho Diretivo da APU, de acordo com o limite orçamental estabelecido por época. No caso da somatória dos valores dos pedidos ultrapassar o limite estabelecido será dada prioridade aos Internos e aos Associados que nunca solicitaram apoio financeiro.
O pagamento será efetivado em data posterior a realização da apresentação, estando condicionado à regularização das quotas anuais de Associado.
Os candidatos devem enviar por e-mail ao secretariado da APU apu@apurologia.pt os seguintes documentos:
- Carta de solicitação de apoio dirigida ao Conselho Diretivo da APU
- Formulário de Solicitação de Apoio Financeiro da APU devidamente preenchido (disponível para download através do site APU)
- Carta do Diretor de Serviço confirmando a dispensa do candidato
- Comprovativo de aceitação do trabalho
- Resumo da apresentação
Não serão consideradas as candidaturas recebidas após a apresentação do trabalho no estrangeiro.
Uma vez aprovado, o apoio financeiro será efetivado após a apresentação do trabalho e mediante a entrega dos seguintes documentos, no prazo máximo de 3 meses após a apresentação:
- Declaração emitida pela instituição comprovativa da apresentação do trabalho
- Recibos (em nome do requerente) de pagamentos da deslocação e do alojamento
- Recibo de pagamento da inscrição
O pagamento efetivo do montante concedido fica condicionado à submissão de um artigo na Acta Urológica Portuguesa sobre o trabalho apresentado.
Norma atualizada em 20 de junho de 2023.
Formulário