A Direção da APU possibilita aos seus associados a candidatura a 2 tipos de Apoios Financeiros:

Apoio a estágios efetuados no estrangeiro e apoio à apresentação de trabalhos em congressos internacionais

1. ESTÁGIOS NO ESTRANGEIRO

Os estágios fora de Portugal devem ser efetuados em instituições idóneas e de comprovada credibilidade científica. Será concedida prioridade aos projetos de estágio a serem realizados em áreas especialmente deficitárias nas instituições nacionais.

Em cada ano haverá duas épocas de candidaturas:

  • 1ª época: até 31 de março
  • 2ª época: até 30 de setembro

Os Associados só podem solicitar 2 pedidos de estágios ao longo dos 6 anos do Internato.

Valores máximos que podem ser concedidos:

  • Estágio de 1 mês: 1.000€
  • Estágio de 2 meses: 1.800€
  • Estágio de 3 meses: 2.600€

Os apoios financeiros não contemplam despesas de alimentação.

O pagamento será efetivado em data posterior a realização do estágio, estando condicionado à regularização das quotas anuais de Associado.

Os candidatos devem enviar por e-mail ao secretariado da APU apu@apurologia.pt os seguintes documentos:

  1. Carta de solicitação de apoio dirigida ao Conselho Diretivo da APU
  2. Formulário de Solicitação de Apoio Financeiro da APU devidamente preenchido (disponível para download através do site APU)
  3. Carta do Diretor de Serviço confirmando a dispensa do candidato e utilidade do estágio
  4. Declaração de aceitação do estagiário na instituição estrangeira
  5. Resumo curricular

O Conselho Diretivo analisará as candidaturas e atribuirá os apoios aos pedidos que considere merecedores.

O montante a ser concedido será deliberado pelo Conselho Diretivo da APU, de acordo com o limite orçamental estabelecido por época. No caso da somatória dos valores dos pedidos ultrapassar o limite estabelecido será dada prioridade aos Internos e aos Associados que nunca solicitaram apoio financeiro.

Os resultados serão comunicados aos candidatos até um prazo máximo de 30 dias após o encerramento das candidaturas.

Não serão consideradas as candidaturas recebidas após a realização do estágio.

Uma vez aprovado, o apoio financeiro será efetivado após a realização do estágio e mediante a entrega dos seguintes documentos, no prazo máximo de 3 meses após a conclusão do estágio:

  1. Declaração emitida pela instituição comprovativa da realização do estágio
  2. Recibos (em nome do requerente) de pagamentos da deslocação e do alojamento
  3. Relatório do estágio (máx. 2 páginas) para publicação no jornal “Urologia Actual”

2. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO ESTRANGEIRO

Em cada ano haverá duas épocas de candidaturas:

  • 1ª época: até 31 de março
  • 2ª época: até 30 de setembro

O apoio financeiro somente será concedido para a apresentação de trabalhos em eventos de sociedades científicas idóneas e contempla o reembolso das seguintes despesas:

  • inscrição no congresso
  • deslocação
  • alojamento

O reembolso da despesa de deslocação somado ao de alojamento não poderá ultrapassar os 500€.

O reembolso do pagamento da inscrição será feito na sua totalidade.

O montante a ser concedido será deliberado pelo Conselho Diretivo da APU, de acordo com o limite orçamental estabelecido por época. No caso da somatória dos valores dos pedidos ultrapassar o limite estabelecido será dada prioridade aos Internos e aos Associados que nunca solicitaram apoio financeiro.

O pagamento será efetivado em data posterior a realização da apresentação, estando condicionado à regularização das quotas anuais de Associado.

Os candidatos devem enviar por e-mail ao secretariado da APU apu@apurologia.pt os seguintes documentos:

  1. Carta de solicitação de apoio dirigida ao Conselho Diretivo da APU
  2. Formulário de Solicitação de Apoio Financeiro da APU devidamente preenchido (disponível para download através do site APU)
  3. Carta do Diretor de Serviço confirmando a dispensa do candidato
  4. Comprovativo de aceitação do trabalho
  5. Resumo da apresentação

Não serão consideradas as candidaturas recebidas após a apresentação do trabalho no estrangeiro.

Uma vez aprovado, o apoio financeiro será efetivado após a apresentação do trabalho e mediante a entrega dos seguintes documentos, no prazo máximo de 3 meses após a apresentação:

  1. Declaração emitida pela instituição comprovativa da apresentação do trabalho
  2. Recibos (em nome do requerente) de pagamentos da deslocação e do alojamento
  3. Recibo de pagamento da inscrição

O pagamento efetivo do montante concedido fica condicionado à submissão de um artigo na Acta Urológica Portuguesa sobre o trabalho apresentado.

Norma atualizada em 20 de junho de 2023.

Formulário