Sob a organização da Unidade Funcional de Urologia da ULS Guarda, realizou-se no passado dia 28 de Setembro de 2023, no auditório do Instituto Politécnico da Guarda, as II Jornadas de Urologia da Beira Interior.
Depois da primeira edição ter sido bem sucedida, com cerca de 140 inscritos, a Unidade Funcional de Urologia da ULS Guarda entendeu dar continuidade a este evento.
Na edição deste ano registaram-se 270 inscrições, sendo que, durante grande parte do dia de trabalhos, o auditório do Instituto Politécnico da Guarda esteve cheio.
Estas Jornadas têm o objetivo de aproximar os cuidados de saúde primários e os cuidados de enfermagem da especialidade de urologia na região.
Foram abordados vários temas da urologia geral, apresentados pelos elementos médicos da equipa da ULS Guarda. Além disso, houve uma sessão exclusivamente dedicada a cuidados de enfermagem. A primeira sessão, intitulada “Cuidados de Enfermagem no Doente Cirúrgico Urológico” foi apresentado pela enfermeira Sónia Silva do Centro Hospitalar do Baixo Vouga. A segunda sessão foi dedicada aos cuidados de enfermagem aos doentes urológicos oncológicos e foi realizada pela enfermeira Manuela Pereira, do Hospital de Dia de Oncologia da ULS Guarda.
Destaque ainda para a apresentação do Manual de Referenciação para Consulta Hospitalar de Urologia. Tratou-se de uma sessão moderada pelo Dr. Hugo Antunes (coordenador da Unidade Funcional de Urologia da ULS Guarda), na qual foi apresentado um documento elaborado pela equipa de urologia em parceria com médicos de Medicina Geral e Familiar da ULS Guarda, que visa facilitar a orientação e referenciação dos doentes urológicos dos Cuidados de Saúde Primários para a consulta de Urologia.
A última sessão deste evento foi dedicada à apresentação dos melhores trabalhos científicos submetidos para avaliação e consequente entrega de prémios. Foram submetidos 14 trabalhos, sendo que os três melhores classificados foram selecionados para apresentação no auditório principal. O cartaz intitulado “Prevalência da Incontinência Urinária e Impacto na Qualidade de Vida em Mulheres de Seia”, apresentado pela Dra. Sara Vilão foi considerado pela comissão cientifica o melhor trabalho em avaliação.
Este evento teve o apoio científico da Associação Portuguesa de Urologia.