A Associação Portuguesa de Urologia comunica com pesar o falecimento do Prof. Alberto Matos Ferreira.
O Prof. Matos Ferreira foi um dos mais prestigiados urologistas do seu tempo, tendo sido Presidente da nossa Associação entre 1985 e 1988. Esteve sempre comprometido com as atividades da Associação até aos seus últimos dias, tendo sido notável o papel relevante que desempenhou na celebração do nosso centenário. Que a sua memória continue a inspirar todos aqueles que buscam a excelência na Urologia.
Partilhamos o texto do Prof. Luís Campos Pinheiro e fazemos dele também a nossa homenagem:
O Prof. Matos Ferreira, Alberto (como gostava de ser chamado) foi uma personagem histórica da urologia portuguesa e europeia. Era uma pessoa afável, serena e de grande humanismo para colegas e doentes. Marcou profundamente várias gerações de urologistas de todo o país (não apenas os que formou diretamente), sobretudo pela grande influência que teve na educação médica de urologia.
Licenciou-se em Medicina em 1959 iniciando então o internato de cirurgia geral e depois o internato de urologia que terminou brilhantemente, sempre com as mais elevadas classificações. Fez a sua formação nos Estados Unidos e em Londres tendo introduzido novas técnicas cirúrgicas em Portugal que modernizaram a urologia portuguesa.
Foi chefe de serviço aos 31 anos e mantinha uma clínica privada muito intensa desde muito cedo. Ocupou todos os cargos da urologia portuguesa (Presidente da Associação Portuguesa de Urologia e Presidente do Colégio de Urologia da Ordem dos Médicos). Grande parte da sua vida foi dedicada ao ensino pré-graduado e pós-graduado tendo sido Prof. Catedrático da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Foi Fundador e Diretor do Serviço de Urologia do Hospital de Curry Cabral onde formou grande parte dos urologistas da atualidade em Lisboa. A sua dedicação à educação médica pós-graduada e continuada era conhecida: Fundador do Instituto de Educação Médica da Universidade Nova de Lisboa, organizou cursos de pós-graduação onde passaram mais de 10 000 médicos, muitos deles urologistas.
Foi também fundador e presidente do “European Board of Urology” tendo ajudado a internacionalizar a urologia portuguesa. Foi presidente do comité de exames do EBU. Dedicou-se muito à urologia hospitalar mas também à atividade privada tendo fundado o Instituto de Urologia – um hospital privado paradigmático na urologia de Lisboa que veio a originar o British Hospital Lisbon XXI e atualmente o Hospital da Luz Torres de Lisboa.
A Associação Portuguesa de Urologia associa-se à família e amigos do Prof. Matos Ferreira neste momento difícil com um profundo sentimento de dor e pesar.
Informamos que o velório do Exmo. Sr. Professor Doutor ALBERTO RODRIGUES MATOS FERREIRA terá lugar amanhã, segunda-feira, a partir das 17 horas, nas Capelas Exequiais de São João de Deus (Praça de Londres). O funeral irá realizar-se na terça-feira, pelas 10:45 horas, no cemitério do Lumiar.