A Associação Portuguesa de Urologia (APU) é uma associação de carácter científico tendo como objetivo essencial o progresso da Urologia.

A APU promove e apoia iniciativas de carácter educativo, técnico, científico, investigacional e ético, para profissionais de saúde e público em geral.

Assim sendo está disponível para conceder patrocínio científico aos eventos, iniciativas e materiais científicos que reúnam os requisitos necessários para o obter.
Para facilitar o processo de candidatura ao patrocínio científico e uniformizar critérios para a sua atribuição criou-se o presente regulamento.

  1. A atribuição do patrocínio científico é da competência do Conselho Diretivo da APU. As candidaturas serão avaliadas por pelo menos três elementos do Conselho Diretivo, um dos quais será obrigatoriamente o presidente.
  2. São passíveis de concessão de patrocínio científico as atividades nacionais ou internacionais sobre temas da área de intervenção direta ou indireta da Urologia ou que os incluam de uma forma explícita.
  3. Os eventos candidatos devem ser promovidos e organizados por instituições, serviços, organizações, associações ou fundações médicas, de ensino ou de investigação, públicas ou privadas, ou por outras sociedades científicas que desenvolvam atividades no âmbito da Urologia ou cuja atividade possa ter pontos de interesse comuns com ela.
  4. A APU não patrocinará eventos cujo objetivo seja o lucro direto ou indireto individual ou de uma empresa. No entanto empresas ou entidades com fins lucrativos podem patrocinar económica ou logisticamente as entidades organizadoras.
  5. Os pedidos devem ser endereçados ao Conselho Diretivo da APU através do e-mail apu@apurologia.pt , com uma antecedência mínima de 60 dias em relação à data de início do evento. A decisão da APU será comunicada por escrito no prazo máximo de 30 dias após a data de receção do pedido.
  6. No pedido deverá constar a seguinte informação:
  • Designação (título ou tema)
  • Data e local da realização
  • Entidade organizadora
  • Comissão organizadora e/ou científica (nomes e instituições)
  • Objetivos do evento e destinatários
  • Programa científico com nomes dos preletores
  • Patrocínios científicos já obtidos
  • Identificação dos patrocinadores financeiros

A APU recusará o seu patrocínio a todas as iniciativas que visem outros fins que não os da educação médica contínua, o debate de ideias e a apresentação de resultados de estudos científicos.

Após a obtenção do patrocínio científico a entidade organizadora está autorizada a publicitar nos documentos informativos a atribuição do patrocínio através da colocação do logotipo da APU. É aceite que a solicitação de patrocínio conste no programa provisório. No programa definitivo só poderá constar se o patrocínio já tiver sido concedido.

A alteração do programa científico ou outros elementos constantes da candidatura, após a sua avaliação pela APU, caso não seja considerado justificada, pode determinar a anulação do patrocínio concedido.

A Direção da Associação Portuguesa de Urologia

Lisboa, 12 de março de 2019.