Informação ao Público

<Voltar


Biópsia Prostática

Nuno Afonso Costa Maia – Urologista – Hospital Infante Dom Pedro – Aveiro


1. O que é a Biópsia Prostática

A biópsia prostática é um exame que permite a obtenção de pequenos cilindros de tecido prostático para análise ao microscópio e assim, poder identificar a presença ou ausência de células malignas. Actualmente, só em raras excepções, deverá a biópsia ser realizada sem a preciosa e necessária ecografia prostática transrectal, para guiar a obtenção dos cilindros mencionados.
 

2. Quando é necessário ser submetido a Biópsia Prostática?

De forma resumida, a grande indicação para realização de biópsia prostática coloca-se quando há a hipótese de estarmos perante um cancro da próstata. O único exame que nos permite fazer o diagnóstico de carcinoma da próstata é a biópsia com análise das células ao microscópio (exame histológico).
 

3. Como se realiza a Biópsia Prostática?

A biópsia prostática é realizada em ambulatório (não necessita de internamento), com anestesia local e profilaxia antibiótica. O uso de microclister para limpeza da ampola rectal não é obrigatório. Resumidamente, consiste numa ecografia prostática transrectal à qual se associa a recolha eco-guiada de fragmentos de próstata.
 

4. Que consequências resultam da Biópsia Prostática?

Se respeitadas as contra-indicações (doentes medicados com anti-agregantes ou anti-coagulantes, doenças da coagulação ou imunodeprimidos) e forem cumpridas as normas (profilaxia antibiótica) evitam-se as duas grandes complicações possíveis – hemorragia e infecção prostática (prostatite aguda). Este exame não interfere em nada com a capacidade de urinar ou de ter relações sexuais.
 

5. Quem deve realizar a Biópsia Prostática?

A indicação de realização da biópsia prostática fundamenta-se no doseamento sanguíneo do PSA e sua velocidade de aumento ao longo de meses ou anos, alterações na consistência ou forma da próstata, detectadas pelo exame directo – toque prostático (toque rectal) ou ambos. Deverá ser sempre obtida uma opinião de um Urologista antes da realização da biópsia prostática. Este exame deverá preferencialmente ser realizado pelo Urologista. Só ele tem capacidade de realizar este exame e tratar as suas eventuais complicações.

 

 

Publicado em Janeiro 2010