Apoios, Prémios e Bolsas

<Voltar


Normas para Concessão de Patrocínios Científicos da APU

 
A Associação Portuguesa de Urologia (APU) é uma associação de carácter científico tendo como objetivo estatutário essencial o progresso da urologia. A APU deve promover e/ou apoiar iniciativas de carácter educativo, técnico, científico, investigacional e ético, no âmbito da Urologia, para profissionais de saúde e público em geral.

A APU está disponível para conceder o seu aval de patrocínio científico aos eventos, iniciativas e materiais científicos que reúnam os requisitos necessários para o obter.

O objetivo deste regulamento é facilitar o processo de candidatura ao patrocínio científico da APU por parte dos proponentes de eventos e uniformizar critérios para a sua atribuição.

1. A atribuição do patrocínio científico é da competência do conselho diretivo da APU.
Cada candidatura a esse patrocínio deve ser avaliada por pelo menos três elementos do conselho diretivo, um dos quais deve ser obrigatoriamente o presidente.

2. São passíveis de concessão de patrocínio pela APU as atividades científicas nacionais ou internacionais sobre temas da área de intervenção direta ou indireta da Urologia ou que os incluam de uma forma explícita.

3. Para poder ser atribuído o patrocínio científico da APU as ações candidatas devem ser promovidas e organizadas por instituições, serviços, organizações, associações ou fundações médicas, de ensino ou de investigação, públicas ou privadas, ou por outras sociedades científicas que desenvolvam atividades no âmbito da Urologia ou cuja atividade possa ter pontos de interesse comuns com ela.

A APU não atribui o seu patrocínio a reuniões em que empresas ou entidades com fins lucrativos surjam como organizadores ou coorganizadores.

A APU não patrocinará eventos cujo objetivo seja o lucro direto ou indireto individual ou de uma empresa. Empresas ou entidades com fins lucrativos podem, no entanto, patrocinar económica ou logisticamente as entidades organizadoras. No processo de avaliação será também ponderado o histórico da entidade organizadora.

4. As datas dos eventos candidatos ao patrocínio científico da APU não podem coincidir com datas de reuniões, congressos, simpósios, cursos ou eventos organizados pela APU, quando o público alvo for o mesmo ou houver palestrantes comuns aos eventos.

5. O pedido para obtenção de patrocínio científico da APU deve ser endereçado por escrito ao conselho diretivo da APU (e-mail: apurologia@mail.telepac.pt) com uma antecedência mínima de 60 dias em relação à data de início do evento. A decisão da APU será comunicada por escrito à Comissão Organizadora no prazo máximo de 30 dias após a data de receção do pedido.

No pedido deve constar a seguinte informação:

● Designação (título – tema), data e local da realização
● Entidade promotora / organizadora
● Comissão organizadora e/ou científica (nomes, títulos, cargos e instituições)
● Objetivos do evento e destinatários
● Programa científico detalhado com nomes dos preletores e horários
● Outros patrocínios científicos já obtidos
● Identificação dos patrocinadores financeiros

6. A APU recusará o seu patrocínio a todas as iniciativas que, embora sob a capa de reuniões científicas visem outros fins que não os da educação médica contínua, o debate de ideias e a apresentação de resultados de estudos científicos.

7. Após conclusão do processo a entidade organizadora está autorizada a publicitar nos documentos informativos (cartaz, programa, diploma, etc.) a atribuição do patrocínio concedido pela APU, nomeadamente através da colocação do logotipo da APU. É aceite que a solicitação de patrocínio conste no programa provisório; no programa definitivo a APU só aceita ser citada se o patrocínio tiver sido concedido.

8. A alteração do programa científico ou outros elementos constantes da candidatura, após a sua avaliação pela APU, caso não seja considerado justificada, pode determinar a anulação do patrocínio científico

A Direção da Associação Portuguesa de Urologia

Lisboa, 07 de novembro de 2016