Apoios, Prémios e Bolsas

<Voltar


Prémio para o Melhor Artigo publicado na Acta Urológica em 2010

Por deliberação unânime do júri, foi atribuído ao Dr. Pedro Eufrásio o Prémio para o Melhor Artigo publicado na Acta Urológica em 2010.

O prémio para o primeiro autor consiste num (valioso) Uretrocistoscópio flexível, da conhecida e prestigiada marca Wolf e é uma oferta do Grupo TAPER. Este prémio será entregue, pelo Presidente da Associação Portuguesa de Urologia (APU) durante o Congresso da APU, que decorrerá nos próximos dias 16 a 18 de Junho, em Ofir.

O artigo “Eufrásio P, Parada B, Bollini S, Moreira P, Nunes P, Rolo F, Mota A. Testosterona e Globulina Transportadora de Hormonas Sexuais: Novos Marcadores para o Carcinoma da Próstata? Acta Urol 2010, 27; 1:19-26” é um artigo original, prospectivo, em que se pretendeu analisar a relação entre a agressividade do carcinoma da próstata e os níveis de testosterona total, testosterona livre e globulina transportadora de hormonas sexuais (SHBG). Foram avaliados 127 doentes consecutivos submetidos a biópsia prostática ecoguiada no Serviço de Urologia e Transplantação Renal dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), entre 15 de Setembro de 2008 e 31 de Março de 2009.

Este estudo demonstrou que os doentes com carcinoma da próstata têm níveis significativamente mais baixos de testosterona livre relativamente aos doentes com hiperplasia benigna da próstata e que os doentes com tumores mais agressivos têm valores significativamente inferiores de testosterona total e testosterona livre em relação aos doentes com tumores de baixo risco.

Os Editores da Acta Urológica e o Conselho Directivo da APU não podem deixar de endereçar os maiores parabéns aos autores do artigo vencedor e esperar que este prémio constitua um estímulo para a prossecução de trabalhos que, como este, possam prestigiar a Urologia Portuguesa e a investigação efectuada nos Serviços de Urologia no nosso país.