A Associação

<Voltar


● Apresentação

● Estatutos
   e Regulamento Eleitoral

● Corpos Gerentes

● História da Urologia

● Associados
   Institucionais

Apresentação

A Associação Portuguesa de Urologia é uma sociedade científica que congrega todos médicos que se interessam pelo estudo das doenças do aparelho urinário do homem e da mulher e ao aparelho genital masculino.

Foi fundada em 15 de Novembro de 1923 e é uma das mais antigas sociedades urológicas; o seu primeiro Presidente foi Artur Ravara, a quem se seguiram Henrique Bastos, Reynaldo dos Santos e outros prestigiosos vultos. Tem actualmente cerca de 400 sócios, abrangendo a quase totalidade dos urologistas portugueses

À Associação Portuguesa de Urologia cabe a promoção do desenvolvimento científico, da investigação e da educação em Urologia, assim como o relacionamento entre urologistas e associações de urologia, tanto nacionais como internacionais como, por exemplo, a EAU (European Association de Urology), a AUA (American Association de Urology) e a EBU (European Board de Urology).

A Associação organiza anualmente, e de modo alternado, um congresso ou um simpósio. Estes encontros científicos são de carácter nacional, e neles é apresentada e discutida a produção científica portuguesa. Há igualmente três encontros regionais anuais. A Associação também patrocina encontros de educação pós-graduada assim como simpósios organizados por professores conceituados em hospitais e/ou universidades, igualmente conceituados, assim como noutras instituições nacionais e internacionais.

Dentro da Associação existem grupos científicos dedicados à andrologia, uro-neurologia e uro-dinâmica; encontram-se ainda em formação outros grupos especializados nas áreas da uro-oncologia, urolitíase, endo-urologia, cirurgia laparoscópica, litotrícia por ondas de choque extracorporais, urologia pediátrica e transplante. Os internos do complementar também têm a sua própria secção na Associação de Urologia.

Aos jovens urologistas que produzirem o melhor trabalho de pesquisa, a Associação oferece três prémios anuais, sob a forma de bolsas de estudo em serviços de Urologia internacionais de renome.

Existe uma revista portuguesa de urologia, publicada pela Associação Portuguesa de Urologia. Esta revista tem por título Acta Urológica e é publicada quatro vezes por ano, sendo composta por artigos portugueses e, ocasionalmente, estrangeiros. Além desta publicação a Associação edita o Jornal "Urologia Atual", publicado quatro vezes por ano, nos quais são publicadas notícias, entrevistas e pontos de opinião que podem ser de interesse para os seus associados. Com o intuito de aumentar a divulgação da urologia nacional a Associação criou a sua própria página na Internet. Nela podem encontrar-se as referidas publicações além de assuntos respeitantes aos associados e ao público em geral.